quinta-feira, 26 de março de 2009

Do not think. Do not think. Do not think.


Sou uma pensadora. Gosto de passar horas a reflectir sobre mil e uma coisas, desde questões de importância universal até às que não interessam nem a uma mosca. E é aqui que reside o meu maior problema e a fonte de toda a minha infelicidade. Porque tenho perfeita noção de que seria uma pessoa muito mais feliz se pura e simplesmente pudesse ligar e desligar o botãozinho que comanda o mecanismo pensante do meu cérebro. E não posso.

Por isso, ao longo dos anos desenvolvi uma brilhante técnica que utilizo quando não quero pensar e que consiste em ludibriar-me com manobras evasivas, como por exemplo trabalhar horas e horas seguidas, durante todo o dia e toda a noite, tentando convencer-me a mim mesma de que estou ocupadíssima e sem tempo para usar aquela função cerebral específica.

Foi o que fiz durante toda esta semana, tendo plena noção de que quando ela acabar vou ter que render-me ao espaço vazio e pensar naquilo que não quero. Naquilo que não posso. Naquilo que me vai consumir nos próximos dias. Naquilo que me vai tirar o sono.

Decididamente, preciso de um plano de actividades para o fim de semana. Urgente, porque amanhã já é sexta.

9 comentários:

  1. Encher a cabeça de assuntos/actividades para não pensar???

    Tb sou assim, mas o probelma é que costumo ter "actividades" de semana e aos fds raramente tenho...

    SE tens ideias partilha, que tb necessito de ideias...:-)

    ResponderEliminar
  2. A Cordoaria Nacional tem uma feira alternativa que deve ser um espectáculo!

    ResponderEliminar
  3. Quando descobrires o botão ou como dar descanso aos fusíveis que por vezes ameaçam derreter no ápice das descargas mentais; apita, porque também a mim “não há razão que me tire a raiz ao pensamento”.

    Sabes que cheguei à conclusão de que, de tão pouco prática, 1/3 da minha inteligência é moléstia e seria dispensável. :-)

    ResponderEliminar
  4. Faz-me um favor mesmo daqueles que me vão fazer ficar-te agradecido para o resto da vida: ensina-me a não pensar, em não questionar tudo e a ser o mais irracional que puder se imagine. E prometo também que se eu descobrir primeiro, aviso-te logo. Certo???

    ResponderEliminar
  5. também queria um botão desses... bah!

    ResponderEliminar
  6. Nao penses em quem nao merece ser pensado. ;)

    ResponderEliminar
  7. Eumesma, P.B.C. Andarilho e P.: quando eu descobrir a fórmula mágica prometo que vou a correr até aos vossos blogs para partilhar:) Mas não se entusiasmem...ainda estou numa fase muito experimental!

    Sereira: Obrigada pela sugestão mas ficava um bocadinho longe para mim! Foi mesmo um fim de semana de cinema em casa, muita leitura, muito sofá e saída no sábado à noite, já que a companhia dos amigos é preciosa e eu não dispenso.

    Sanxeri: Era mais fácil para mim se fosse como dizes...! Mas não é.

    ResponderEliminar
  8. bem, já venho atrasada, mas espero que esse fim de semana tenha sido proveitoso no que diz respeito a não pensares em coisas que nºao merecem ser pensadas...

    beijinho *

    ResponderEliminar
  9. Já estou a ver que há aqui muitos "Fernandos Pessoas"... eu sou um deles... Terrível!...

    já que não temos botão de desligar, acho que a única solução é direccionar o dito pensamento para a "parte cheia do copo"... e há sempre uma! :)

    ResponderEliminar