domingo, 1 de novembro de 2009

Pois parece que sim...



...que o casamento altera por completo a vida de algumas pessoas e fazem-nas esquecer de quem foram e de que até lá tiveram uma vida.

Há umas semanas recebi um convite no facebook de alguém que não me dizia absolutamente nada. Recusei, como é meu hábito. Ontem, para meu espanto, liga-me uma das minhas melhores amigas e no decurso da conversa pergunta ela: "Olha lá, porque é que não aceitaste o meu convite no facebook?" Moi? De certeza? Impossível...

Pois que era possível. A dita pessoa cujo nome não reconheci era ela mesma. Não lhe bastava ter adoptado o último nome do marido (cada um sabe de si mas eu não consigo achar nenhum sentido a isto), acho que a partir de agora quer ser chamada pelo seu segundo nome quando toda a gente, durante toda a vida, a conheceu pelo primeiro. Giro, não é? Isto, porque o marido gosta mais...

Mas há mais. Agora não tem tempo para sair porque tem lides domésticas para fazer. E também tem que dedicar o pouco tempo que sobra às famílias - dele e dela - o que dá muitos pais, muitos irmãos e muitos sobrinhos. Muitos fins de semana, portanto.Sair com os amigos está fora de questão, agora a vida é outra, diz ela.

E eu, hesitante entre o sentimento de pena e a vontade de lhe partir qualquer coisa na cabeça a ver se consigo que a minha amiga acorde para vida e recupere a personalidade perdida, peço aos deuses do Olimpo que nunca deixem que tal coisa aconteça comigo.

Creeeeeeeeeeeeeeeeeedo. É de meter medo.

Entretanto, vou tentando evitar os telefonemas. É que já não há paciência para tanta conversa sobre as infindáveis maravilhas do matrimónio.

6 comentários:

  1. Ui! Isso não se chama casar, isso sim é a definição de forca.

    E mais, se agora te telefona para contar as maravilhas do casamento, a esse ritmo o enjoo vem rápido e em breve te telefona para contar as desgraças do mesmo.

    ResponderEliminar
  2. acho inevitável alguma mudança quando se parte para a vida com outra pessoa. isso de adoptar o último nome do marido não acho nada estranho, mas querer ser chamada por outro nome só porque o marido gosta mais é q já me arrepia um bocado.

    as lides domésticas e as visitas familiares são muito importantes, sim senhora, mas creio que um bocadinho de vida social fora do círculo familiar não faz mal a ninguém :)

    ResponderEliminar
  3. E há quem altere isso tudo apenas com o namoro... Sinceramente não percebo. Tudo bem que se dê atenção à família e tudo mais.. mas deixar de lado os amigos e a vida social fora do matrimónio?? Hum.. tem muito que se lhe diga

    ResponderEliminar
  4. Não seja egoísta, a sua amiga partiu para uma nova etapa de vida, assumiu mais responsabilidades, deve apoiá-la e não criticá-la, ou então essa amizade não existe... Valeu?

    ResponderEliminar
  5. Maria Teresa,

    Aturar os devaneios amorosos das nossas amigas é coisa para a qual perdi a paciência há já bastante tempo. Há atitudes que são aceitáveis aos 18 anos mas aos 30 deixam de ser. Claro que esta é a minha opinião...mas este também é o meu blog.

    ResponderEliminar
  6. Acho que todos temos amigos assim, que deixam de ser um "eu" e passam a ser um "nós". Falar com eles é do género:

    -"Olá então tudo bem contigo?"
    -"Sim está tudo bem conosco, o meu namorado já arranjou emprego e qualquer dia compramos casa."

    -"Então e que tal sábado sairmos à noite?"
    -"Epa não dá, tenho um aniversário duma sobrinha duma prima do meu namorado!"

    Mas o que se pode concluir é: se são felizes assim, só temos de ficar felizes por eles.

    ResponderEliminar