sábado, 31 de janeiro de 2009

The Duchess




"When she arrives, all eyes are upon her. When absent, she is subject of universal conversation. And what we see her wearing tonight I look forward to see the rest of you wearing tomorrow. The empress of fashion herself: the duchess of Devonshire."

Antes de me apressar a criticar o filme deixem-me desde já adverti-los do seguinte: sou uma grande apreciadora - quase fanática - de história de Inglaterra, fã incondicional de Keira Knightley desde que me levou para lá dos sentidos em "Attonnement" e perco a cabeça com guarda roupas do sec. XVIII. Por isso, é natural que a partir daqui me tenham por menos isenta do que seria suposto. O que é natural.

O filme tenta ser um retrato da vida aristocrática inglesa de finais do século XVIII e de Georgiana Cavendish, Duquesa de Devonshire, uma mulher bela, inteligente, generosa, influente, enfim, repleta de todas as qualidades que deveriam chegar para que fosse feliz sem nunca o ter sido.

Os cenários são mágicos, guarda roupa fabuloso, o argumento é cruelmente realista e senti o meu coração apertar a cada avanço do filme, sentindo a angústia de Georgiana como se fosse minha. No limite, deixa-nos a pensar que às vezes as circunstâncias são superiores a nós mesmos...

Gostei muito. Mesmo.

1 comentário: