terça-feira, 20 de janeiro de 2009

God Bless America




A minha relação com os EUA e com os americanos nunca foi a melhor, confesso. Abomino a ideia de pertencer a um mundo controlado por estes senhores que, no meu entender, estão a anos luz de entender o conceito de liberdade. Sim, esse mesmo, o da estátua que supostamente os representa universalmente.

Mas hoje - pelo menos, hoje - sinto que esse sentimento pode mudar. Sinto que o mundo tem um novo líder capaz de fazer a diferença. Capaz de mudar aquilo que sempre me fez gostar menos dos EUA.

Barack Obama tem por cumprir uma missão difícil, ninguém duvide. A começar por todas as expectativas criadas por brancos, negros, castanhos, amarelos, muçulmanos, cristãos, judeus, enfim... todas as raças e religiões de que é feita a raça americana. E, ainda, as do resto do mundo. Nestas circunstâncias, será humanamente impossível não desiludir.

Mas a etapa mais difícil já foi ultrapassada. E eu só não tenho fé porque sou pouco dada aos assuntos espirituais. Mas uma nova esperança de um mundo melhor e sem preconceitos renasceu em mim.

E hoje - pelo menos hoje - sinto que faz sentido dizer: God Bless America.

1 comentário: